Busca

Três deputados articulam presidência da Aleam após invalidada reeleição de Cidade 

Ato da mesa Assembleia que reconduziu Roberto Cidade foi derrubado em decisão do ministro Zanin 

Três deputados articulam presidência da Aleam após invalidada reeleição de Cidade  Divulgação Notícia do dia 29/10/2024

 

Segundo os bastidores da Assembleia Legislativa do Amazonas, os deputados Alessandra Campelo, Abdala Fraxe e Carlinhos Bessa já estariam articulando candidaturas para a presidência da Casa. A reeleição de Roberto Cidade foi derrubada por determinação do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alessandro Zanin que entendeu que o a eleição foi ilegal. O Ministro também determinou que sejam realizadas novas eleições para mesa diretora. A decisão ganhou ampla repercussão nesta segunda-feira. A ação foi requerida pelo Partido Novo. 

 

Presidentes das assembleias em outros estados também realizaram eleição antecipada, como fez Roberto Cidade, e em vários casos também tem sido derrubadas. 

 

O mandato de presidente de Roberto Cidade como presidente encerra dia 31 de janeiro de 2025. 

 

Em Entrevista coletiva nesta terça-feira, Roberto Cidade afirmou que deverá se candidatar.

 

"Falei com o nosso jurídico e até o exato momento, podemos ser candidatos. Podemos refazer a eleição e vamos dialogar com os deputados. Vamos conversar e seguir o melhor caminho para Assembleia e principalmente para o povo...Tem até 31 de janeiro do ano que vem para refazer (eleição), mas se a gente entender que o momento para refazer é logo logo, isso a gente vai definir. É uma decisão do colegiado".

 

Roberto Cidade foi perguntado se qual possível candidato prefere entre Alessandra Campelo, Abdala Fraxe e Carlinhos Bessa, e desconversou. "Sabe o que me agrada, todos os 24. Me dou bem com todo mundo", disse. 

 

Roberto Cidade foi candidato à Prefeitura de Manaus na última eleição, não obtendo votação suficiente para ir para o segundo turno. 

 

Márcio Costa/AmEmPauta 

Com colaboração de Carlos Alexandre