
Segundo os bastidores da Assembleia Legislativa do Amazonas, os deputados Alessandra Campelo, Abdala Fraxe e Carlinhos Bessa já estariam articulando candidaturas para a presidência da Casa. A reeleição de Roberto Cidade foi derrubada por determinação do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alessandro Zanin que entendeu que o a eleição foi ilegal. O Ministro também determinou que sejam realizadas novas eleições para mesa diretora. A decisão ganhou ampla repercussão nesta segunda-feira. A ação foi requerida pelo Partido Novo.
Presidentes das assembleias em outros estados também realizaram eleição antecipada, como fez Roberto Cidade, e em vários casos também tem sido derrubadas.
O mandato de presidente de Roberto Cidade como presidente encerra dia 31 de janeiro de 2025.
Em Entrevista coletiva nesta terça-feira, Roberto Cidade afirmou que deverá se candidatar.
"Falei com o nosso jurídico e até o exato momento, podemos ser candidatos. Podemos refazer a eleição e vamos dialogar com os deputados. Vamos conversar e seguir o melhor caminho para Assembleia e principalmente para o povo...Tem até 31 de janeiro do ano que vem para refazer (eleição), mas se a gente entender que o momento para refazer é logo logo, isso a gente vai definir. É uma decisão do colegiado".
Roberto Cidade foi perguntado se qual possível candidato prefere entre Alessandra Campelo, Abdala Fraxe e Carlinhos Bessa, e desconversou. "Sabe o que me agrada, todos os 24. Me dou bem com todo mundo", disse.
Roberto Cidade foi candidato à Prefeitura de Manaus na última eleição, não obtendo votação suficiente para ir para o segundo turno.
Márcio Costa/AmEmPauta
Com colaboração de Carlos Alexandre